Minha casa

A chef Carmelita Chaves assina a coluna "Fala, Carmelita!", onde através de crônicas, nos apresenta histórias e curiosidades sobre a vida em Brumadinho e região.

Nov 1, 2024 - 14:25
Dez 13, 2024 - 14:00
Minha casa

Recebi por parte do portal MG News o convite para assinar uma coluna de crônicas sobre minha história de vida, pessoal e profissional, além do meu conhecimento como socióloga, publicitária, escritora e chef de cozinha. 

Como muitos sabem, sou fundadora do Abóbora Restaurante, localizado em Casa Branca, bairro de Brumadinho, a apenas 25km de Belo Horizonte e a 26km do Instituto Inhotim, em um lugarejo coberto pelas brumas e cercado pelas serras do Rola Moça, da Calçada e da Moeda. 

O Abóbora fica no meio de um bosque com trilha que vai até um riacho e uma floresta de samambaias gigantes. Tem redes à sombra das árvores, muita comida boa. 

O cardápio é bem variado com opções de pratos, entre saladas, petiscos, comida mineira, contemporânea, vegetariana e doces caseiros, tudo isto harmonizado pelas famosas caipis do publicitário e também bartender Tunico Caldeira - uma verdadeira alquimia de aromas e sabores.

Moro em Brumadinho há 37 anos, além de atuar há 14 anos como restauranteur. São essas experiências de vida que irão me guiar nos textos que pretendo apresentar por aqui.

Neste primeiro texto, vou relatar brevemente a história do nosso restaurante. 
 
Entrei no negócio por uma questão de oportunidade, pois um amigo veio nos visitar e se encantou com a região.

Como ele já tinha sido proprietário de pousada e restaurante, me propôs o negócio, acreditando que ele tocaria o restaurante, pois eu não tinha nenhuma experiência na área e estava muito voltada para a literatura, escrevendo o meu terceiro livro e não pretendia sair do meu foco. 

Mas como não sei fazer nada pela metade, procurei fazer cursos na área de gastronomia e me especializar para entender bem os processos. 

Acabou que este sócio saiu e eu fiquei com o desafio de levar o negócio a frente, com a ajuda de meu marido Tunico, que além de ser publicitário, era também professor universitário. 

Nos fins de semana, atuava e atua até hoje, como relações públicas do Abóbora e é um bartender bastante reconhecido, inclusive com prêmios. 

Motociclista apaixonado, fez de Casa Branca e Brumadinho em geral um point da Harley Davidson e de todos os motociclistas que gostam de um bom passeio em nosso lindo município, cercado de montanhas e natureza abundante. 

Ainda tem nossa filha Ângela que nos ajuda na administração do restaurante e nosso genro Júlio dando apoio na operação. Assim, em família e com Deus tudo fica mais fácil e possível. Até o próximo texto! 

* Carmelita Chaves é publicitária, escritora e restaurateur 

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow