Lazer no campo

A chef Carmelita Chaves assina a coluna "Fala, Carmelita", onde através de crônicas, nos apresenta histórias e curiosidades sobre a vida em Brumadinho e região.

Nov 8, 2024 - 11:18
Dez 13, 2024 - 14:00
Lazer no campo

Viver hoje na Capital Mineira não está fácil, muita correria, congestionamentos, muito stress. Estamos sempre atrasados, com uma agenda extremamente apertada.

Quando chega o final de semana, momento que podemos ficar com a família, o programa é sempre o mesmo: shoppings, barzinhos, futebol e cinema.

Chegamos ao trabalho na segunda-feira tão cansados quanto estávamos na sexta-feira. Não saímos do ambiente comum de todos os dias, não ouvimos o silêncio do campo, o sossego, não respiramos um ar puro e nem lembramos que tão perto de Belo Horizonte existem lugares encantadores, onde podemos curtir as belezas da natureza, ouvir o canto dos pássaros, acompanhar a vida simples e desacelerada do campo e nos energizar para voltarmos aos desafios da vida urbana.

Belo Horizonte é cercada por montanhas de onde pode ser apreciado não somente o mais belo horizonte, mas também o mais belo por do sol, onde tudo convida ao descanso e à contemplação. 

São muitos os passeios ao redor e bem pertos. É o caso de Casa Branca, um lugarejo coberto pelas brumas e cercado pelas serras do Rola Moça e da Moeda.

Há apenas 29 km de Inhotim e 25 km do BH Shopping, passando pelo bairro Jardim Canadá e já na portaria do Parque Estadual do Rola Moça, o visitante sente a diferença do clima, a temperatura bem mais baixa do que na Capital.

É um passeio para aqueles que querem vivenciar e proporcionar a sua família um contato maior com a natureza, ver o mundo além das telas dos cinemas, das praças de alimentação ou até mesmo da tela de TV.

Dormir numas das aconchegantes pousadas locais, acordar vendo uma linda vista das serras e suas brumas.

Passear, fazer caminhadas pela montanha, conhecer cachoeiras, fazer cavalgada, sentar na pracinha e ouvir os causos da gente da terra, saborear as quitandas feitas na original cozinha mineira, ou ir para um dos vários restaurantes excelentes do lugar. 

Lá o turista encontra uma variedade incrível da culinária tanto a tradicional como gastronomia gourmet, preparada por chef premiada. Sem dúvida alguma Casa Branca é um convite ao paladar.

Anfitriã, todos os anos, do Festival de Gastronomia de Brumadinho, Casa Branca, que faz parte da Estrada Real, fica num vale entre as famosas montanhas de minas.

O clima é agradável mesmo no verão, pois as chuvas espantam o calor da estação. No inverno, muitas vezes, a temperatura no final da tarde chega a quatro graus. Lugar ideal para aqueles que viajam para longe para curtir um frio e uma lareira. 

E, por falar em peculiaridade, foi descoberto que Casa Branca é o último refúgio de uma espécie de borboleta que estava desaparecida há mais de 40 anos a Parides Buchellanus - é uma criatura muito delicada que não suporta perturbações em seu meio ambiente - e Casa Branca é uma ilha entre as escavações das mineradoras. 

É ou não é mágico? Sair do caos urbano e ir visitar os arredores de Belo Horizonte é estender sua visão e descobrir uma porção bem gostosa de coisas novas e diferentes. Oxigena o cérebro e a alma.
 
* Carmelita Chaves é escritora, socióloga, publicitária e restaurateur

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow