Inhotim tem recorde de visitação nos últimos sete anos
Mais de 335 mil visitantes estiveram no local em 2024

Em 2024, o Inhotim, em Brumadinho, alcançou o recorde de visitação dos últimos sete anos, com mais de 335 mil pessoas visitantes no ano.
Quase 60% das entradas foram gratuitas, por meio de programas de democratização do acesso, como o Nosso Inhotim, Quarta-feira Gratuita e Domingo Gratuito, que promovem a experiência de arte, natureza e educação para diversos públicos.
Seis novas exposições foram abertas com um público de mais de oito mil pessoas nas datas das aberturas.
Visitantes podem ver os trabalhos de artistas internacionais, como Grada Kilomba e Pipilotti Rist, exposições individuais de Paulo Nazareth, Rivane Neuenschwander e Rebeca Carapiá, e uma exposição coletiva dos artistas Aislan Pankararu, Ana Cláudia Almeida, Castiel Vitorino Brasileiro e Zé Carlos Garcia.
Em 2024, a área de Natureza conquistou duas novas certificações ambientais: o Selo Ouro no Programa Brasileiro GHG Protocol e o Selo BGCI Accredited Garden.
O Banco de Sementes do Inhotim alcançou a marca de 508 mil sementes de espécies nativas armazenadas, representando um aumento de 27% em relação a 2023.
Além disso, em 2024, mais de 1.000 plantas foram resgatadas em áreas de mineração, de forma a contribuir com a preservação da biodiversidade, o equilíbrio ecológico e a proteção de espécies ameaçadas de extinção.
Na área de Educação, 11 projetos que buscam trazer uma educação dialógica foram realizados em 2024: Nosso Inhotim, Ateliê Circulante, Encontros com Inhotim, Inhotim Para Todos, Descentralizando o Acesso, LAB Inhotim, Jovens Agentes Ambientais, Residências Pedagógicas, Saberes e Memórias, Bem-estar Inhotim e as Visitas Temáticas.
Esses programas visam incentivar temas essenciais à vida em comunidade e aproximar as pessoas da arte e da natureza. Foram atendidas mais de 41 mil pessoas, um crescimento de 44% em relação a 2023.
O programa “O que é...?” teve sua estreia em 2024 com o objetivo de trazer perguntas que propõem novos pontos de vista em torno da relação entre arte, natureza e educação. Os eventos contaram com 18 pessoas convidadas de diferentes áreas.
Também em 2024, o Inhotim promoveu a primeira edição do Seminário Internacional Transmutar: modos de estar no mundo, gestos que conservam a vida, que reuniu 14 pesquisadores e profissionais de diversas partes do Brasil e do mundo para formar uma rede de produção de conhecimentos em torno de temas relevantes para a vida na Terra.
Outra estreia marcante do ano no Inhotim foi a primeira edição do Jardim Sonoro, festival de música com curadoria da própria instituição, que foi realizado em julho e recebeu cerca de nove mil pessoas em três dias de programação.
O público se reuniu para experenciar oito shows de artistas nacionais e internacionais, de quatro continentes, em três palcos espalhados pelo parque.
Qual é a sua reação?






