Homenagem a Deley da Viola, "Mete o Cepo"

Na coluna Na Garupa com o Tunico, crônicas sobre estradas, histórias e destinos mineiros. Uma visão pela alma e pelo coração do Tunico, sobre as experiências que se pode sentir sobre duas ou quatro rodas.

Jan 3, 2025 - 20:47
Jan 3, 2025 - 20:48
Homenagem a Deley da Viola, "Mete o Cepo"

Hoje quem pega carona na minha garupa é um amigo especial que nos deixou no último dia 24 de dezembro.

Para diminuir a tristeza e trazê-lo ao conhecimento de todos que acompanham esta coluna - especialmente os que não são de Brumadinho - gostaria de apresentar a vocês Vanderlei Prado, o Deley da Viola. Ele foi um homem que fez muito por este município e, principalmente, pela classe dos músicos locais.

Filho de Brumadinho, Deley nos deixou aos 66 anos, vítima de negligência hospitalar em Contagem. Diagnosticado com diverticulite, não recebeu a atenção necessária e nos deixou precocemente. Mais um ser humano ímpar que se vai.

Um Personagem Único
Deley foi um ícone da cultura popular mineira. Músico, violeiro, cantor, compositor e contador de “causos”, era especialista em viola caipira e promovia eventos que valorizavam Brumadinho e seus talentos.

Com um repertório que ia de clássicos a temas íntimos da música raiz, ele conquistava o público, sempre entremeando as apresentações com suas histórias, em um estilo comparável a grandes nomes como Saulo Laranjeira, Rolando Boldrin (sua maior referência) e Renato Teixeira.

Minha Conexão com Deley
Eu e Carmelita conhecemos Deley antes mesmo de abrirmos o Abóbora em 2010. Frequentávamos lugares como o Rancho do Peixe, a Fazendinha e o Brumadinho Gourmet, onde suas apresentações eram uma constante e sempre uma grata surpresa.

Quando inauguramos o Abóbora, ele se tornou um parceiro importante, tanto com suas apresentações quanto ao nos incluir em projetos que desenvolveu para o município.

Projetos Culturais
Deley foi o idealizador de iniciativas culturais que marcaram a história de Brumadinho:
• Mesa de Bar: Apresentações de Deley com músicos convidados em bares e restaurantes do município, realizadas durante janeiro e fevereiro. Participavam 18 estabelecimentos, promovendo encontros únicos entre artistas e o público.

• Encontro de Músicos do Vale do Paraopeba (Eccomvap): Um evento que reunia artistas da região para mostrar seus talentos. Deley sonhava em transformar Brumadinho no grande polo cultural do Vale do Paraopeba. Mesmo sem apoio de dinheiro público, conseguiu revelar uma gama de artistas locais.

• Brutiquim: Uma disputa de tira-gostos entre bares, realizada nos meses de junho e julho. O Abóbora participou várias vezes e foi premiado com o “Costelão na Cerveja Preta”, prato que desde então faz parte do nosso cardápio.

• Caravana da Cultura: Um evento mensal que buscava novos talentos em Brumadinho, promovendo a inclusão e o reconhecimento de artistas locais.

Um Legado de Dedicação
Desde os 7 anos, Deley desenvolveu suas habilidades musicais e cultivou um amor profundo pela classe que representava.

Esse carinho ficou evidente na sua despedida, realizada na Câmara Municipal de Brumadinho em 25 de dezembro de 2024.

Durante todo o dia, amigos músicos se revezaram em apresentações ao lado do seu caixão, proporcionando a homenagem mais emocionante que já presenciei em meus 63 anos. Foi um adeus digno de um grande homem.

Uma História de Generosidade
Numa das edições do Brutiquim, após dias intensos de trabalho, nosso carro quebrou em Piedade do Paraopeba, à 1h da manhã.

A estrada do Córrego do Feijão estava intransitável, e Carmelita ligou para Deley pedindo ajuda. Em poucos minutos, ele chegou com sua picape para levar nossas coisas pro restaurante e nos deixar em casa.

Passamos a madrugada resolvendo esse problema, sempre acompanhados do seu bom humor e da sua energia contagiante, esta madrugada foi um divisor de água na nossa relação.

“Mete o Cepo”
Deley da Viola deixou saudades, mas também um legado imensurável de generosidade, música e cultura. Sua frase icônica, “Mete o Cepo”, será sempre um símbolo do seu jeito único e marcante de fazer acontecer. Brumadinho nunca esquecerá esse grande artista e amigo que tanto contribuiu para nossa comunidade.

* Tunico Caldeira é publicitário, gestor cultural, professor e artista plástico

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow