Ordem do Dia 22/11/24
Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista Político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia.

Passadas as primeiras horas sensacionalistas, a poeira principia a baixar. E a principal pergunta seria banal: as "comadres" fardadas do Zap tentaram, ou não, dar um golpe de Estado, em benefício de Bolsonaro?
Querer, queriam. Bolsonaro, mesmo antes de ser político, era um falastrão aparvalhado, de tendências golpistas, que acabou preso e afastado do Exército.
Entretanto, que se diga: esses todos aí, agora presos ou indiciados pela PF, não passam de "prosa ruim". Alguns deles fugiram para os EUA, para evitar o frege.
Outros permaneceram no Zap. Somente os birutas do dia 8 de janeiro mostraram algum brio. Estão tendo o que merecem, sobretudo por serem néscios, massa de manobra, etc. Mas covardes não foram.
Estão, agora, discutindo teses jurídicas: atos preparatórios são crime? Em quais circunstâncias? "Data vênia"... Pode ser que a história vá longe. Mas chegará a algum lugar?
O "quartelzinho do pé-com-pano" está repleto. Há generais, coronéis, diversos oficiais superiores. Para se parecerem com uma espécie de "Inconfidência Mineira" falta muito.
Principalmente, está faltando uma Bárbara Heliodora. Mas já dá para fazer um bloco de Carnaval. Uma penteadeira estrelada poderia ser o carro alegórico.
A PF disse que o pé-com-pano seria o Bolsonaro. Talvez haja mais de um. Ao final, remanescem como uma trupe boquirrota e ridícula, cujo ideal golpista visava apenas a manutenção da sinecura: salários dobrados, privilégios, relógios e joias.
Não havia um ideal, uma nobre causa ou teoria a sustentar as comadres do Zap. Não foram além da fofoca e da bravata.
Houve tentativa de golpe? Isso os mais sábios, um dia, dirão. Por enquanto, temos muito a lamentar. Os aloprados ridículos continuam a desfilar...
Alguns de farda, outros de toga. A nós cabe assistir a passagem da nau dos insensatos.
* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG), Direito Administrativo (UFMG) e Ciência Política (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com
Qual é a sua reação?






