Reforma de 10 estações do metrô de BH estão na reta final
Com entrega prevista para março, revitalização inclui melhorias em infraestrutura, acessibilidade e tecnologia

As obras de reforma e modernização das 10 primeiras estações da Linha 1 do metrô de Belo Horizonte estão na fase final, com previsão de conclusão para março.
As estações contempladas nesta primeira fase são: Eldorado, Cidade Industrial, Vila Oeste, Gameleira, Calafate, Carlos Prates, Lagoinha, Central, Santa Efigênia e Vilarinho.
As melhorias incluem novos sistemas hidráulicos e de drenagem, reforma de coberturas, pisos, bilheterias e áreas operacionais, construção de banheiros (incluindo acessíveis), salas de primeiros socorros e bicicletários, pintura, troca de mobiliário, revitalização da iluminação e sinalização, além de melhorias de acessibilidade como mapas táteis, totens em braile e piso tátil.
Um usuário da estação Calafate elogiou as melhorias na mobilidade, cadeiras, pintura e acessibilidade.
As outras nove estações da Linha 1 (Santa Tereza, Horto, Santa Inês, José Cândido da Silveira, Minas Shopping, São Gabriel, Primeiro de Maio, Waldomiro Lobo e Floramar) serão reformadas até março de 2026. O investimento total nas reformas das 19 estações é de R$ 190 milhões.
Além das reformas, o projeto inclui a construção da Estação Novo Eldorado, a reforma do Pátio São Gabriel e a conclusão da Linha 2 (Barreiro, Ferrugem, Vista Alegre, Nova Cintra, Nova Gameleira, Amazonas e Nova Suíça). As obras das estações Amazonas e Nova Suíça da Linha 2 já começaram.
Com as melhorias, a expectativa é aumentar o número de passageiros para 213 mil por dia (157 mil na Linha 1 e 56 mil na Linha 2), reduzindo o tempo de espera e viagem.
O projeto também inclui a revitalização da rede aérea de energia dos trens e da via permanente (trilhos, AMVs, lastros, dormentes, etc.).
Qual é a sua reação?






