Vídeo revela belezas e desafios do Parque da Serra do Rola-Moça
Documentário do Sistema Estadual de Meio Ambiente está disponível também para o público em geral, na internet

Entender a importância de uma unidade de conservação (UC) é essencial para preservação do meio ambiente.
Para mostrar os inúmeros desafios enfrentados diariamente pelas equipes que trabalham e participam da rotina de uma UC, o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) produziu um documentário comemorativo dos 25 anos do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça.
A novidade é que, agora, o vídeo também está disponível para o público em geral, no Youtube. Até então, apenas público especializado havia acompanhado o documentário, como no evento de celebração do aniversário da unidade de conservação, no final de setembro.
No documentário, é possível ver as belezas naturais do parque. São exemplos dois de seus seis mananciais, que contribuem para o abastecimento da população de BH e sua região metropolitana, além de 40 cavernas de canga e formação ferrífera bandada, plantas endêmicas ameaçadas de extinção, o campo rupestre ferruginoso e as trilhas.
Na produção, explica o gerente do parque, Henri Collet, “podemos ter a visão do todo, não só das áreas do parque, mas também conhecer aqueles que trabalham no Rola-Moça”.
Além da bela paisagem, o espectador tem a oportunidade de conhecer a infraestrutura do parque, entender como funciona o sistema de prevenção e combate a incêndios florestais, além do trabalho de educação ambiental realizado pela equipe da unidade de conservação.
O documentário também traz depoimentos das principais lideranças e pessoas envolvidas com o cotidiano do parque, da equipe de funcionários, do IEF, de outros órgãos do Governo de Minas Gerais e, ainda, uma mensagem do governador Romeu Zema.
O parque
Parte da reserva da biosfera da Serra do Espinhaço, o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça está localizado nos municípios de Belo Horizonte, Nova Lima, Ibirité e Brumadinho.
A unidade representa uma das mais importantes áreas verdes do estado, sendo o terceiro maior parque em área urbana do Brasil. A administração é feita pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), órgão que integra o Sisema.
A unidade faz parte do Programa de Concessão de Parques Estaduais (Parc) 2019-2022, iniciativa que propõe a melhoria na gestão de 20 unidades de conservação no estado.
“Em breve, o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça passará por uma série de investimentos feitos pela iniciativa privada para ofertar ao público uma experiência mais exitosa”, explica o diretor do IEF, Antônio Malard.
Os cerca de 4 mil hectares do Parque do Rola-Moça também são habitat natural de espécies da fauna ameaçadas de extinção, como a onça parda, a jaguatirica, o lobo-guará, o gato-do-mato, o macuco e o veado campeiro.
Qual é a sua reação?






